Estimulação e Orientações Pedagógicas



São três porquinhos, mas são ecológicos!
Num súbito de improviso nasceram três porquinhos machos, uma fêmea e um lobo mau...

Sabe quando você já brincou de T-U-D-O o que era possível naquele dia?
Pois esse dia chegou aqui em casa, e aí corri pra lavanderia, onde guardo meus tesouros e montei a história.
Meus tesouros são muito conhecidos como lixo, e também como recicláveis. Cada um faz o que pode, né?

Não tem o rostinho do bebê, mas o interesse pode ser facilmente identificado por essas gostosas mãozinhas se apropriando dos bonecos, né mesmo? rsrs
Ao fundo, a poltrona, a estrela da casa!
Imagem: blogdabia.com



Nada de andador: Caixa para apoio! Feita com muito carinho pela mamãe!
Imagem: luardabia.blogspot.com
Detalhe: meia com antiderrapante.

A fisioterapeuta Tara Losquadro Liddle, em seu livro "Coordenação Motora", dá informações bastante completas sobre o tema (vale a leitura!), e cita um estudo realizado com seis pares de gêmeos, meninos, de 10 meses. Um grupo de gêmeos passava 2 horas por dia no andador, e o outro grupo não, sem nenhum tipo de treinamento também. O resultado foi que o grupo do andador andou sozinho mais tarde, e trabalhou menos a musculatura, como por exemplo o quadríceps (músculo responsável pela extensão dos joelhos), chegando a conclusão de que o uso do andador modificou a mecânica de locomoção infantil.

Muito se discute sobre o uso de andadores como forma de estimular o bebê a andar.
Temos a considerar:
Muitos acidentes acontecem com a criança no andador.
A criança não consegue abaixar-se para pegar um brinquedo no chão, 'andar' passa a ser limitador.
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso.
E tantos outros ítens...

Nem tudo está perdido!!!
"Andar com apoio ajuda a fortalecer os músculos adutores e abdutores e também ajuda a dar formato ao acetábulo (a parte do osso ilíaco onde o fêmur se encaixa).
(...) Erguer os dois braços do bebê acima da cabeça e fazê-lo andar também não o ajudará a se tornar capaz de andar sozinho com boa postura e controle motor. Em vez disso, deixe-o empurrar brinquedos ou uma cadeira infantil." (Capítulo 4: "Sentar, Agachar e Ficar em Pé", p. 133.)

Eu aprendi, em creches que trabalhei, a montar uma caixa para servir de apoio ao andar da criança.
É muito funcional! Vou contar pra vocês como tenho feito, porque já fiz para o meu bebê, para o amiguinho, tô fazendo pra amiguinha agora... rsrs.
A caixa também serve para a criança apoiar para levantar de forma independente. Sair do 'sentado' para o 'em pé' é etapa importante, e que muitas vezes, os pais agem no lugar das crianças, levantando-a para que se apoie em algo.

Eu utilizo:
Revistas
Caixas de leite
2 caixas iguais e firmes, preferencialmente de garrafa de vidro, porque além de reforçadas, costuman ter divisórias por dentro. Caixa para 12 vinhos, por exemplo, é suficiente para um bebê pequeno, de uns 65 cm. Se o bebê for maior, caixa maior.
A caixa precisa ficar numa altura confortável para o bebê empurrar com os bracinhos adiante, abaixo da linha do peito.

Eu arranco e amasso as folhas de revistas, e vou compactando na caixa de leite ou saquinhos de fralda e algodão (especialmente para preencher os cantinhos). Reaproveitamento, gente!
Encaixo as caixinhas dentro da caixa grande, e a coloco "de lado" dentro da outra caixa. Encaixo uma na outra. Faço um acabamento com contact, para que a caixa aguente o uso constante e também para poder limpar com pano úmido (os bebês costumam pôr a boca, né?). Aproveito para criar enfeites, coloco o nome da criança, coloco foto do bebê, coloco desenhos firmes com velcro - para que a caixa seja ainda mais lúdica, e o bebê trabalhe outras coisas também.

Imagem: luardabia.blogspot.com
Observe que os dois bonequinhos no lado direito estão com velcro. 
Essa foi para um bebê que estragava o velcro do tênis de tanto puxar... rsrsrs
Imagem: luardabia.blogspot.com
Espero que, a partir dessa leitura, você possa pesquisar e refletir mais sobre o assunto. Nossas escolhas são válidas quando temos conhecimento e sabemos pelo quê estamos optando.
Se tiver dúvidas, pode deixar um recadinho. Se for meu amigo pessoal, e tiver um bebê, pode pôr seu nome na fila para ganhar uma... rsrsrs


Exercícios para ficar quase sentado e sentado




Estou lendo o (maravilhoso) livro “Coordenação Motora”, de Tara Losquadro Liddle. Ela é fisioterapeuta infantil, mestre em fisioterapia e com 20 anos de experiência em clínica particular. Estou aprendendo muito com ela, e quero compartilhar aqui um pouco desse conhecimento.

*Faça o bebê empurrar os pés contra as suas mãos ou contra o seu peito quando ele estiver deitado de costas. Esse movimento ajuda a trabalhar os músculos abdominais, a alongar os músculos da coluna e a flexionar a cabeça. Também causa pressão – uma boa estimulação tátil - nos pés.

Foto: 4.bp.blogspot.com
*Sente-se em uma cadeira e coloque o bebê sentado de costas para você. Segure-o pela cintura. Incline-o lentamente para frente e para trás. Esse movimento ajuda a trabalhar a musculatura da coluna e do abdome.
*Sente-se no chão com as pernas esticadas e abduzidas (abertas). Sente seu filho entre as suas pernas. Deixe-o encostar as costas de leve no seu peito, sem curvar a coluna. Quando você se mover para o lado, o bebê vai mover-se também. Dessa forma, você pode ajudá-lo a aprender a transferir o peso, com apoio.
*Sente-se no chão com as pernas esticadas. Sente o bebê de lado sobre a sua coxa. Segure a barriga e as costas dele. Você pode se sentar perto de um sofá ou de uma parede para apoiar as costas. Lentamente incline o seu filho para trás. Esse movimento vai ajudar a ativar os músculos abdominais do bebê. Quanto mais acima você segurar nas costas dele, mais apoio estará dando.
*Agora coloque seu filho sentado sobre sua perna com as pernas abertas, como se ele estivesse montado em um cavalo. Faça-o tentar pegar os dedos do pé. Ele pode usar os braços para voltar à posição enquanto usa simultaneamente os extensores do quadril para ter um controle dinâmico da coluna. Quando o bebê se apoia para voltar a sentar, o peso é transferido a diversas partes dos pés dele. Isso auxilia a preparar os pés para as transições levantar e depois andar.
(Capítulo 4 : “Sentar, agachar e ficar em pé”, p. 134 e 135.)

Aprenda a segurar o bebê – de maneira correta e eficiente

 Estou lendo o (maravilhoso) livro “Coordenação Motora”, de Tara Losquadro Liddle. Ela é fisioterapeuta infantil, mestre em fisioterapia e com 20 anos de experiência em clínica particular. Estou aprendendo muito com ela, e quero compartilhar aqui um pouco desse conhecimento.

Foto: portaldosbebes.fob.usp.br
“Existe uma maneira de pegar o bebê no colo que é benéfica ao desenvolvimento e também permite que ele faça mais “esforço” por conta própria. Ela exige um passo a mais. Vire seu filho de lado – com as suas mãos ao redor do corpo dele (embaixo dos braços dele) antes de erguê-lo. Esse simples passo tem muitos resultados positivos. Ajuda o bebê a trabalhar o endireitamento da cabeça (em vez de levar à extensão da cabeça e do tronco). Mais tarde, ajuda na rotação do tronco e na proteção lateral (uma reação que nos faz estender os braços para o lado), que os bebês desenvolvem para se proteger e não cair. Esta proteção lateral também ajuda na sustentação do peso nos braços e nos ombros, o que melhora a estabilidade dos ombros.” (Capítulo 2: “O recém-nascido”, p. 71.)


Seu recém-nascido chupa o dedo?

Estou lendo o (maravilhoso) livro “Coordenação Motora”, de Tara Losquadro Liddle. Ela é fisioterapeuta infantil, mestre em fisioterapia e com 20 anos de experiência em clínica particular. Estou aprendendo muito com ela, e quero compartilhar aqui um pouco desse conhecimento.

“Chamamos o ato de sugar dedos, mãos, brinquedos e chupetas de sucção não nutritiva. Esse tipo de sucção é muito importante para ajudar a desenvolver os músculos faciais (ou oral-motores) para a alimentação e depois para a fala. Ele também é utilizado como uma ferramenta de autoconforto. Sugar o dedo aumenta a salivação e simula a maneira natural com que os nutrientes são ingeridos, o que melhora a digestão. Estudos com bebês prematuros mostram que a sucção não nutritiva auxilia no ganho de peso principalmente porque acalma o bebê e diminui o choro de irritação, o que permite que o bebê conserve calorias e use sua energia de maneira mais eficiente. Portanto, é importante estimular seu filho a levar as mãos à boca, bom como os dedos e os brinquedos seguros.” (Capítulo 2: “O recém-nascido”, p. 59.)
Foto: 2.bp.blogspot.com 






Copo de treinamento / Copo de transição

Foto: espacobebe.com.br


Esse copo é uma possibilidade de transição entre a mamadeira e o copo comum.
Como resolvemos não oferecer a mamadeira, começamos a dar o suco na colher. Já postei aqui.
Achei que estava havendo um pouco de desperdício de suco, pois era meia colher de suco pra dentro e meia para fora da boca... tentei colocar só um pouquinho por vez na colher, mas não resolveu. No copo comum ele também ‘gostou da brincadeira’, mas ainda assim estava vazando muito pelo cantinho da boca.

Parti, então, para o uso do copo de treinamento. Para haver a saída de líquido, a criança precisa continuar a utilizar bastante a musculatura da boca, língua e mandíbulas – exige um certo esforço. Assim como mamar no peito, todo esse esforço favorece o desenvolvimento da oralidade.

Existem dois tipos de bico: o rígido e o de silicone. Na fase inicial da dentição, o silicone ajuda a não machucar a gengiva do bebê.
Coloquei seu suquinho preferido, para haver maior interesse. Em três dias, ele estava dominando melhor a sucção, e bebendo bem mais suco do que antes.

Entretanto, continuamos a oferecer líquidos na colher e no copo comum, para que a criança se acostume e possa ‘se virar’ em qualquer adversidade.

Suco na colher?!!

 E a resposta é sim!
Na colher, para continuar a desenvolver uma boa deglutição.
Tem uma matéria fresquinha no site do Guia do Bebê que fala justamente sobre "bicos artificiais".


Veja lá: 
"Por que a mamadeira é condenada?", de Paula R. F. Dabus.
http://guiadobebe.uol.com.br/por-que-a-mamadeira-e-condenada/





Porque resolvi usar o método de Glenn Doman (ou seguir as dicas de Doman):

O que você pensaria se alguém lhe dissesse que você pode ensinar seu bebê a ler? Que você pode dar-lhe ensinamento enciclopédico? Que ele já pode aprender matemática? E que irá se divertir muito com tudo isso?


Eu estava decidida a oferecer ao meu bebê apenas coisas boas.
Boas, não caras!
Boas para nós, não 'melhor que' os outros.
Simplesmente boas coisas, que nos fizessem sentir bem!

Já que ele veria imagens, oferecemos boas imagens: aos poucos, compartilhei com ele nossos livros de obras de arte (Coleção da Folha de SP comprada há alguns anos). 

Já que ouviria músicas, oferecemos um bom repertório, que tivessem qualidade na preparação e na execução.

Escolhemos as histórias para contar, não dá para contar algumas que - para vender o livro a um real - sacrificam a narrativa e colocam juízo de valor ao prazer de quem as reduziu...

Combinamos que a TV não seria companhia constante ao bebê, muito menos ela seria a sua "babá"...

Estimulamos seus movimentos permitindo que tivesse o espaço de uma cama de casal para explorar. Colocamos um grande e grosso edredom no chão da sala para que o bebê pudesse rolar à vontade.

Sentimos que estávamos no rumo certo (novamente: certo e bom para nós, pois fazia com que nos sentíssemos bem), o bebê estava se desenvolvendo!

Uma amiga comentou do livro de "Doman Doman"... Fui atrás, encontrei, comprei.
Li, me emocionei, adorei, me convenci: essa leitura veio me encontrar pois eu buscava tais conhecimentos, mas não sabia...



Até por isso dei uma 'looonga' pausa no blog, estava lendo pelo menos 3 blogs e 3 livros inteiros sobre o assunto!

Pretendo iniciar o programa de leitura com nosso bebê, ele está para completar 6 meses. Passou um período de ouro já, mas ainda há muito a aproveitar!

Não seria isso um aprendizado muito precoce?
Como a palavra "precoce" é mal interpretada, não? Será que é porque foi muito utilizada para designar gravidez na adolescência, 'gravidez precoce'?

Precoce é "que se produz antes do tempo normal".
Ler na infância não é precoce!
Alguém definiu o "tempo normal" para que um ser humano tenha a permissão de ler... Isso parece cerceador, não?

Peça para uma criança pegar um determinado refrigerante, dentre outros. Ela reconhece a embalagem, ela "vê" todo aquele logotipo (constante na cor e forma sempre igual de escrita).
Ela "lê" aquela embalagem.

LER É VER!
LER É VER E COMPREENDER!

Quem nos dá o direito de cercear o aprendizado das crianças?
Por que não permitir que ela compreenda o que vê pelo mundo?
O mundo é letrado!

Os pais ficam encantados quando seus filhos começam a ler as placas de trânsito. E basta a criança perceber que aquele é um padrão que se repete, que ela começa a perguntar o que aquilo significa. As placas estão por todas as ruas, constantes na cor e na forma.





Você já se imaginou respondendo: "Você é muito novo para isso, quando fizer 18 anos aprenderá na [auto] escola!"
Não!
Qual o problema dele "ver" a placa PARE e "ler" PARE???
Você está apenas dando ao seu filho a chance de compreender o que vê.

O MÉTODO DOMAN tem como premissa que as pessoas se divirtam, e isso também não me parece precoce.

Sou professora e lembro-me de ver, em minha trajetória, muitos pais querendo passar seus filhos para a fase escolar seguinte.
Em geral isso acontece na educação infantil, quando as crianças aprendem a escrever...
Também já vi muitos pais super preocupados porque seu filho não sabe ler e escrever, e o priminho dele já sabe...
É sempre na comparação, 'melhor que' ou 'pior que'.

Pensar em oferecer coisas boas e preencher o tempo do bebê com aprendizado planejado faz com que eu me sinta bem. Então é bom. Para mim.

Meu bebê não será melhor que outros. Mas terá nosso consentimento e nossa dedicação para compreender o mundo que o cerca.

Ah, e é claro que vai brincar! O tempo todo! Aprender com diversão / Divertir-se aprendendo!

O MÉTODO DOMAN - para quem nunca leu nada - não é como as escolas tradicionais que separam o corpo da cabeça. Seus estudos começaram no corpo, e o cérebro faz parte dele. Tudo junto é que forma o ser humano como é. O aprendizado é global, o desenvolvimento é total!


Foto: shutterstock.com
Nota 1:
O bebê aprenderá, com ou sem sua permissão. Talvez valha a pena decidir o que ele terá como referência.

Nota 2:
Nesse feriadão, compramos e confeccionamos material para iniciar a leitura. =)

Nota 3:
Sou grata por todos os que compartilham seus conhecimentos e suas experiências!



Blogs imprescindíveis (com muitas informações sobre o método Doman):
http://ensineseubebe.blogspot.com/
http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/
http://www.bebegenio.com.br/